MONITORAMENTO PRÓ-ATIVO

A crescente demanda por alta disponibilidade nos serviços e equipamentos de TI dentro das organizações exige cada vez mais controle e pró-atividade no tratamento dos eventos que afetam as ferramentas tecnológicas primordiais ao funcionamento do negócio.

O serviço de monitoramento de sistemas, hardware e serviços ajuda empresas de todos os tamanhos a se anteciparem a problemas em sua infraestrutura, garantido imedita resposta em caso de sinais ou falha. O monitoramento pode ser realizado em serviços, sistemas, hardware, ativos e qualquer dispositivo que possui IP.

Como funciona o monitoramento proativo?

O sistema de monitoramento foi projetado para consultar parâmetros de funcionamento de centenas ou milhares de equipamentos simultaneamente em diversas redes e gerar alertas programados de acordo com os valores individuais coletados e através de uma combinação dos parâmetros dos diversos sistemas em uso dentro e fora da organização.


Alertas e Relatórios


O sistema de monitoramento é realizado através de nossa equipe de monitoramento proativo que gerencia todas as redes contratadas acompanhando em tempo real o que esta acontecendo em cada rede, também a ferramenta tem o monitoramento automatizado que o cliente acompanha e recebe os alertas conforme são gerados dos dados coletados no sistema.

- Notificações ao vivo e analise de erro pela equipe de monitoramento Real Time.
- Alertas de e-mail.
- Alertas por MSN, execução de scripts e programas ou HTTP execute.

O que pode ser monitorado ?

 Podemos monitorar qualquer dispositivo que usa IP, tanto hardware, software quanto serviço. O sistema de monitoramento pode, ainda, consultar serviços externos ao ambiente de TI da empresa como: site da organização, servidores de e-mail, serviços online prestados por fornecedores ou mesmo serviços de Cloud.

Alguns tipos de coletores e sensores disponíveis:

- Monitoramento de trafego de rede através de protocolo SNMP.
- Monitoramento completo da plataforma Windows através de WMI, SNMP e componentes.  Alguns recursos de monitoramento da plataforma Windows: Memoria total e consumida, carga da CPU, espaço em disco total e livre, consumo de rede, disponibilidades dos serviços, terminal services, processos WMI e outros.
- Monitoramento de banco de dados: MS SQL Server 2005/2008, MySQL, Oracle SQL e ADO SQL.
- Monitoramento de correio eletrônico: MS Exchange Server 2003/2007/2010, protocolos de correio como SMTP, POP, IMAP e IIS SMTP.
- Monitoramento de virtualização: VMWARE, Xenserver, Hyper-V, Virtuozzo e Amazon CloudWatch.
- Servidores Linux todas as versões através de protocolo SSH.
- Monitora e coleta logs de protocolos: ICMP, SNMP, SNMP Custom, DNS, PORT, FTP, HTTP, HTTPS, Syslog, Radius, VoIP, QoS, IP-SLA e Coletores customizados.
- Carrega biblioteca de MIBS personalizados do fabricante, se tornando uma ferramenta capaz de monitorar qualquer tipo de ferramenta que possui IP.